Pular para o conteúdo principal

Nota sobre a aprovação da Câmara sobre o Marco Civil da Internet

Mais burocracia e pouca solução aos verdadeiros problemas da Internet brasileira.


Hoje foi aprovado pela Câmara dos Deputados o projeto de Lei que institui o Marco Civil da Internet Brasileira. A proposta ainda segue para o Senado que pode alterar significativamente o projeto de lei. Pode, mas acredito que não vai. Até porque, ultimamente Senado tem andado muito "entrosado" com o Governo e este quer celeridade nas votações.

Analisando superficialmente a questão, já consigo de "prima" verificar que além da tradicional burrada de achar que tudo se resolve através de lei e com criação de sanções cíveis, administrativas e criminais (aqui ainda mais absurdo), o texto demonstra que foi elaborado por gente que não entende nada de Internet.

Esperamos que as negociações do Planalto com o Senado não forcem a continuar com um texto tão imaturo, ou ainda pior, que se adicionem emendas que piorem ainda mais o texto original.

A meu ver a tão divulgada "neutralidade" de acesso, em nada ajuda o Internauta. E se eu quiser ter somente TV com uma conexão IP? Pelo texto, as empresas de telecomunicações estão proibidas de vender este tipo de acesso.
Este tipo de proibição, penso eu, também padece de inconstitucionalidade, pois fere de morte o Princípio da Livre Iniciativa, aliás, princípio este sempre esquecido pelos algozes neossocialistas que dirigem nosso país.

Creio que o maior prejuízo será para as empresas de Marketing Digital, pois com o texto atual, o uso de DART cookies para rastrear as preferências temáticas do usuário se tornará prática ilícita.
Com isso, quem utiliza programas de afiliados em sites e blogs (se o texto for aprovado) sofrerão uma queda abrupta de rentabilidade quase imediata. É o fim do marketing "one-to-one" e um retorno (retrocesso) à publicidade de massas.

Não me interpretem mal, por favor, não sou contra uma regulamentação da Internet. Pelo contrário, precisamos sim elaborar textos normativos que propiciem o desenvolvimento tecnológico, sem perder de vista a privacidade e o poder de escolha do internauta. Mas jamais me peçam para apoiar um texto cuja motivação é exclusivamente retaliar o governo e empresas dos USA, por conta daquele escândalo de espionagem de mensagens de nossa "presidenta". Ela que use dos tratados e convenções internacionais, que recorra à côrte de Haia, que são os mecanismos mais adequados para a solução da controvérsia.

Infelizmente, é mais uma lei feita "à toque de caixa" e que não refletiu a opinião de quem realmente trabalha no segmento. Além disso, a referida lei (se aprovada e sancionada) também terá um efeito de judicializar questões que antes eram realizadas administrativamente. Desta forma, o Poder Judiciário também pode se preparar para uma "enxurrada" de ações que irão se suceder à aprovação.

É aguardar para ver.

Elvis Almeida



Atualização: Hoje, dia 22 de abril de 2014, o Senado aprovou "a toque de caixa" o projeto de lei do Marco Civil da Internet. Não foi sequer oferecida nenhuma emenda e agora segue para sanção da Presidente. Infelizmente a base governista foi preponderante e agora já podem balançar as folhas do texto aprovado como uma bandeira à sua irresponsabilidade. A questão agora é de interpretação e de controle repressivo da constitucionalidade do texto (seja concentrado ou difuso). Vamos aguardar o que o Judiciário tem a dizer sobre a tão "festejada" lei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria VIII - Quem tem tempo... "caga" longe!

Uma das piores coisas, é quando vem aquela dor de barriga, e o banheiro mais próximo é público (e fedorento) e não há alternativa nenhuma a não ser utilizá-lo. O bom mesmo é escolher a "moita" com calma, que seja bem limpinha e escondida, para podermos "arriar a massa" tranquilamente, não é verdade? Mas quando não dá pra esperar, a gente acaba indo no local mais perto. Certo? Então... estamos diante da primeira consequência da pressa: uma tremenda "cagada"! Já quem é menos afoito (seja porque quer ou porque pode ser meticuloso) consegue fazer as mais incríveis façanhas. Este bordão "Quem tem tempo... caga longe!", um dos preferidos do meu irmão, é frequentemente utilizado por ele para ilustrar os "causos" de pessoas que conseguiram alcançar objetivos que custam muito tempo de dedicação. Também é ótimo para descrever a atividade dos "hobbystas" (com todo respeito, pois também tenho meus "hobbies"), afinal, o...

Teoria XIII - A riqueza empobrece...

Recentemente, durante uma rodada de "fisolofia de buteco" numa festa de premiação, eu soltei a máxima "a riqueza empobrece" e de cara o que mais se destacou foi o antagonismo da frase. Sou muito fã da doutrina Taoísta e por isso, gosto muito de escrever e falar paradoxalmente, como forma de instigar o pensamento racional. Após o impacto inicial do brocardo, passei a explicar meu ponto de vista e a conversa ficou muito interessante. Portanto, não podia deixar transcrever mais esta teoria, que com certeza, irá agradar a muitos e incomodar outros tantos (risos). Num primeiro momento, o discurso pode até ter soado socialista, mas garanto que não é. Se tem uma coisa que não sou mais é socialista... é aquela história, "quem não é de esquerda na juventude não tem coração, quem continua de esquerda depois dos 30, não tem juízo" (risos). Desta forma, o que se busca com esta frase, é instaurar uma reflexão do quanto o dinheiro em excesso pode atrapalhar a vida...

10 livros de leitura "obrigatória"! (apenas literários)

Todo mundo já viu/leu listas de livros "pra ler antes de morrer"... listas com 10, 20, 50, 100 e muito mais... Conversando com amigos cheguei a conclusão de que eu deveria fazer minha própria lista... serei modesto (ou não... hehehe) e vou começar apenas com 10 livros. E como qualquer lista, esta também está carregada com o subjetivismo de quem a fez... certamente você deve ter lido ótimos livros que não foram citados... e talvez não concorde com a ordem dos livros que vou indicar... mas o que importa é divulgar bons livros para incentivar a leitura. A propósito, colabore com a postagem e deixe sua própria lista nos comentários. Vamos lá: 01. Edgar Allan Poe* -> Qualquer coletânea de contos (encontre uma que tenha os contos "Berenice" e "Crimes da Rua Morgue") 02. George Orwell -> 1984 (há quem prefira "Revolução dos Bichos") 03. Fiódor Dostoiévski -> O Jogador (há quem prefira "Crime e Castigo" ou "Os Irmãos Karamazov...