Pular para o conteúdo principal

Teoria I - Futebol, resultados no mínimo estranhos

E aí pessoal, tudo em cima?

Estou aqui para falar de um assunto que todo mundo gosta, Futebol. Ocorre que todo mundo já deve ter ficado com a pulga atrás da orelha pelo menos alguma vez com o resultado de algumas partidas que influenciaram muito o resultado final de uma copa ou campeonato.

Será que sou apenas eu, ou mais alguém também já teve a impressão de que o resultado da partida foi combinado?

Como é que pode jogadores profissionais (que começaram desde criança) com anos de experiência errarem certos lances, que como diria Fernando Vanucci, "até eu faria"?

Como é que um time inteiro, com escalação ofensiva fica jogando na retranca sem mais nem menos? Como é que uma equipe com atletas super treinados e no auge da forma física começam a cair no campo como se tivessem labirintite?

Como é que um clube perde a partida mesmo nos dando a impressão de que está jogando melhor?

Isto sem falar no famoso apito amigo?!!

Diante destes acontecimentos tão estranhos, eu sempre me refiro ao Futebol como "teatro da bola". Posso até parecer neurótico, mas tudo nos dá a impressão de que maior parte dos resultados são combinados. Que um clube que possui uma carteira de patrocinadores mais influentes, salários mais altos, um plantel de craques mais popular e caro, ou seja, tem mais a perder caso os resultados sejam ruins, costuma sempre ser o campeão brasileiro... etc.

Não estou generalizando... nem para um lado, nem para o outro. Mas que existe a possibilidade de tudo ser arranjado, isto tem. Fazer parecer que é real, melhor dizendo, dar teatralidade ao esporte, é a coisa mais fácil do mundo. Lembremos que se Nelson Piquet Jr. não tivesse revelado ao mundo que seu acidente foi proposital (ou melhor, não foi acidente), ninguém nunca iria saber de nada.

Toda esta Teoria não é nenhuma acusação a nenhum clube específico, mas apenas um alerta... um ponto de reflexão.

Será que vale a pena romper uma amizade por divergências futebolísticas? Pior, será que vale a pena brigar, ferir e até matar, por um espetáculo que pode ter sido armado? Reflitamos sobre isso, e mesmo torcendo, não façamos disso uma sina.

Como diria Nero, "ao povo, pão e circo"!

Até a próxima Teoria.

Elvis Almeida

Comentários

  1. Pois eh... Acho que com relação à mala preta, não aconteça com tanta freqüência. Já com relação às malas brancas, acho que sempre tenha esse tipo de "incentivo". hehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros de leitura "obrigatória"! (apenas literários)

Todo mundo já viu/leu listas de livros "pra ler antes de morrer"... listas com 10, 20, 50, 100 e muito mais... Conversando com amigos cheguei a conclusão de que eu deveria fazer minha própria lista... serei modesto (ou não... hehehe) e vou começar apenas com 10 livros. E como qualquer lista, esta também está carregada com o subjetivismo de quem a fez... certamente você deve ter lido ótimos livros que não foram citados... e talvez não concorde com a ordem dos livros que vou indicar... mas o que importa é divulgar bons livros para incentivar a leitura. A propósito, colabore com a postagem e deixe sua própria lista nos comentários. Vamos lá: 01. Edgar Allan Poe* -> Qualquer coletânea de contos (encontre uma que tenha os contos "Berenice" e "Crimes da Rua Morgue") 02. George Orwell -> 1984 (há quem prefira "Revolução dos Bichos") 03. Fiódor Dostoiévski -> O Jogador (há quem prefira "Crime e Castigo" ou "Os Irmãos Karamazov...

Teoria XVI - A difícil escolha entre cocô e bosta

Quem conheceu meu avô, Sr. Funico, conta que apesar de pouca instrução, era um sujeito muito sábio. Frequentemente era procurado por mais jovens, que buscavam aconselhamento sobre os mais diversos temas. Diz a lenda que quando dava seus conselhos, ele sempre aproveitava para emplacar um de seus brocardos, sendo que alguns chegavam a ser verdadeiras pérolas. Hoje falarei sobre um, que apesar de não ser o seu preferido, tem tudo a ver com o momento em que vivemos. Não é raro, diante da realidade fenomênica, termos apenas duas opções de escolha, seja em relação à um produto, um candidato nas eleições, um caminho a seguir... etc. Também não é raro, encontrarmos situações, que apesar de mais de uma opção, tudo não passa de "mais do mesmo". Melhor dizendo, nenhuma das alternativas é satisfatória. Ou todas são ruins, ou ainda que não inteiramente sofríveis, as escolhas sempre levarão a uma consequência indesejada. Nestas situações meu avô dizia: "Entre cocô e bosta, não...

Mudança de nome e endereço do meu blog.

Olá amigos. O blog Teoria do Elvis, enfrentava muitos problemas de identificação de seu conteúdo no buscadores. Acontece, que a maioria dos visitantes chegavam em meu blog buscando informações sobre teorias acerca do Rei do Rock Elvis Presley. Como existe muitas teorias de que ele ainda está vivo, e muitos fãs interessados neste tema, eles chegavam até meu site que não tem nada a ver com isso. O meu blog é sobre minhas teorias, tratando das mais variadas matérias. Mesmo curtindo muito a música do meu xará famoso e Rei do Rock, achei melhor trocar o nome a fim de evitar maiores confusões e impedir que os fãs de Elvis Presley se frustrem com o conteúdo que não tem nada a ver com a teoria de que ele está vivo. Então é isso, espero que continuem curtindo o meu blog. Abraço. Elvis Almeida