Pular para o conteúdo principal

Teoria XIII - A riqueza empobrece...

Recentemente, durante uma rodada de "fisolofia de buteco" numa festa de premiação, eu soltei a máxima "a riqueza empobrece" e de cara o que mais se destacou foi o antagonismo da frase. Sou muito fã da doutrina Taoísta e por isso, gosto muito de escrever e falar paradoxalmente, como forma de instigar o pensamento racional.

Após o impacto inicial do brocardo, passei a explicar meu ponto de vista e a conversa ficou muito interessante. Portanto, não podia deixar transcrever mais esta teoria, que com certeza, irá agradar a muitos e incomodar outros tantos (risos).

Num primeiro momento, o discurso pode até ter soado socialista, mas garanto que não é. Se tem uma coisa que não sou mais é socialista... é aquela história, "quem não é de esquerda na juventude não tem coração, quem continua de esquerda depois dos 30, não tem juízo" (risos).

Desta forma, o que se busca com esta frase, é instaurar uma reflexão do quanto o dinheiro em excesso pode atrapalhar a vida de uma pessoa.

Não é raro, um emergente, junto com o crescimento patrimonial, experimentar também um crescimento elevado na vaidade, na cobiça, na avareza, na luxúria... etc. Quando tais sentimentos não são do próprio ascendido, também não é raro que tal situação desperte inveja e ira dos que estão ao seu lado.

Uma coisa que um "novo rico" sempre irá experimentar é a mágoa daqueles que "ficaram para trás" e o desprezo daqueles que irão recebê-lo na nova classe.

Mas as mazelas da riqueza não são apenas dos emergentes. Aqueles que herdaram sua riqueza e já fazem parte da elite econômica, também sofrem os sequetros e insegurança. Mas o pior mesmo é a frivolidade das amizades constituídas sob o pálio da riqueza. Com raríssimas exceções, tais pessoas são muito mais colegas de classe (social) que amigos. Enquanto você tiver o status de rico, estarás no paraíso. A qualquer rumor de insolvência, serás tratado como se tivesse se tornado um fora da lei.

Já segue um aviso para os desavisados. Não sou contra o dinheiro e muito menos com o mérito de cada um. Se você está ascendendo socialmente com fruto de seu trabalho honesto, meus sinceros parabéns. Se você já nasceu endinheirado, ótima notícia e mérito de algum ancestral seu que ou soube ganhar ou no mínimo manter a fortuna que herdastes.

Somente reflitam se estão rodeados por pessoas que realmente lhes acrescentem algo. Pense que quando se esbanja dinheiro, é por pura luxúria ou vaidade. Quando se guarda demais, é pura avareza e cobiça. Encontre o ponto de equilíbrio e faça parte da exceção à regra. Não deixe o dinheiro te empobrecer espiritualmente.

Mesmo tendo sido tão massacrada, a classe média talvez seja a aquela que consegue melhor equilíbrio, pois não sofre das mazelas da probreza, e nem se "empobrece" com o excesso de dinheiro.

Por fim podemos concluir que o excesso de bens materiais, empobrecem o caráter do ser humano, salvo raríssimas exceções. Exceções, aliás, que só confirmam a regra.

Um abraço e até a próxima teoria.


Elvis Almeida

Comentários

  1. "Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus."

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria VIII - Quem tem tempo... "caga" longe!

Uma das piores coisas, é quando vem aquela dor de barriga, e o banheiro mais próximo é público (e fedorento) e não há alternativa nenhuma a não ser utilizá-lo. O bom mesmo é escolher a "moita" com calma, que seja bem limpinha e escondida, para podermos "arriar a massa" tranquilamente, não é verdade? Mas quando não dá pra esperar, a gente acaba indo no local mais perto. Certo? Então... estamos diante da primeira consequência da pressa: uma tremenda "cagada"! Já quem é menos afoito (seja porque quer ou porque pode ser meticuloso) consegue fazer as mais incríveis façanhas. Este bordão "Quem tem tempo... caga longe!", um dos preferidos do meu irmão, é frequentemente utilizado por ele para ilustrar os "causos" de pessoas que conseguiram alcançar objetivos que custam muito tempo de dedicação. Também é ótimo para descrever a atividade dos "hobbystas" (com todo respeito, pois também tenho meus "hobbies"), afinal, o...

Teoria VI - Cuidado com a vaidade.

A soberba é realmente um dos pecados capitais mais gravosos. É muito importante não nos acharmos como os mais inteligentes, os mais bonitos, os melhores... etc. Mas a pior vaidade, é sem dúvida, a vaidade intelectual. Esta nos cega, impedindo que vejamos as coisas mais claras no dia a dia. Sempre haverá alguém mais inteligente, quiçá mais sábio até. Nada mais irritante que encontrar alguém se vangloriando de feitos, que na realidade são medíocres, comparados com os feitos de outros que sequer comentam suas realizações. Para mim, outra coisa irritante são organizações como a MENSA, associação internacional que existe exclusivamente para excluir os de QI mais baixo. Leia o site deles e "delicie-se" com os "benefícios" de fazer parte da organização. Afinal todo critério, tem duplo condão, qual seja, incluir algo e em contraposição excluir outro. Em nosso cotidiano, evite as pessoas que se dizem melhores que as outras, pois se dizem isso "a todos os v...