Pular para o conteúdo principal

Teoria XI - Quando a burrice é muita, todos sofrem, menos o "burro"!

Esta teoria advém da aplicação da lógica formal e tradicional em questões cotidianas, vejamos.

Se alguém é mais ou menos um imbecil, logicamente, ele será também mais ou menos inteligente.

Neste sentido, mesmo que ele leve um bom tempo, o indivíduo perceberá quando e onde estava errado, podendo se arrepender e tomar as providências para corrigir ou melhorar.

Desta forma, quando perceber suas asneiras, ele passará por um período inicial de arrependimento e sofrimento. Posteriormente, vem a sensação de aceitação da "cagada". Por último, se tiver tido uma boa formação da personalidade, tentará consertar ou no mínimo, tentará não errar mais.

Agora... quando a burrice é demais, beirando a debilidade (só beirando, não me interprete mal, não estou me referindo à ninguém com deficiência cognitiva grave. Neste caso a situação é clínica), a "mula" jamais perceberá que errou, não concorda?!

O "asno" passará pela vida fazendo "merda", prejudicando terceiros, com boa ou má-fé e devido à sua imbecilidade, seu intelecto nunca perceberá os danos que causou.

Com base nisso, podemos concluir que a estupidez é o maior dos defeitos humanos.

O indivíduo inteligente, usará sempre sua intelectualidade para se adequar à sociedade. Se geneticamente, for um cara inflamado e "explosivo", buscará conter seu ímpeto.

Até mesmo as deficiências de caráter podem ser ocultadas, quando o sujeito é inteligente. Da mesma forma, ele irá racionalizar suas ações para viver em paz no seu meio.

Aí você irá me perguntar: "...e o serial killer? E aqueles bandidos que usam a inteligência para o crime?". Pois bem, a resposta é muito simples.

Na verdade, ele não é "totalmente" inteligente. O ser humano não é dotado exclusivamente de inteligência abstrata. O "bandido profissional" às vezes possui muita inteligência abstrata, mas falta-lhe inteligência verbal, espacial e principalmente inteligência emocional.

O que ocorre é que o ser humano é uma máquina muito heterogênea e diversificada. Cada um com sua individualidade. Eu com minha meia inteligência (opa... então sou meio burro também - risos), não possuo a mesma inteligência para todas as áreas. E é assim com a maioria das pessoas.

Agora, cuidado com a burrice extrema... pois como disse acima, ela fará todo mundo sofrer, menos o "burro"!

Um abraço e até a próxima teoria!

Elvis Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros de leitura "obrigatória"! (apenas literários)

Todo mundo já viu/leu listas de livros "pra ler antes de morrer"... listas com 10, 20, 50, 100 e muito mais... Conversando com amigos cheguei a conclusão de que eu deveria fazer minha própria lista... serei modesto (ou não... hehehe) e vou começar apenas com 10 livros. E como qualquer lista, esta também está carregada com o subjetivismo de quem a fez... certamente você deve ter lido ótimos livros que não foram citados... e talvez não concorde com a ordem dos livros que vou indicar... mas o que importa é divulgar bons livros para incentivar a leitura. A propósito, colabore com a postagem e deixe sua própria lista nos comentários. Vamos lá: 01. Edgar Allan Poe* -> Qualquer coletânea de contos (encontre uma que tenha os contos "Berenice" e "Crimes da Rua Morgue") 02. George Orwell -> 1984 (há quem prefira "Revolução dos Bichos") 03. Fiódor Dostoiévski -> O Jogador (há quem prefira "Crime e Castigo" ou "Os Irmãos Karamazov...

Teoria VIII - Quem tem tempo... "caga" longe!

Uma das piores coisas, é quando vem aquela dor de barriga, e o banheiro mais próximo é público (e fedorento) e não há alternativa nenhuma a não ser utilizá-lo. O bom mesmo é escolher a "moita" com calma, que seja bem limpinha e escondida, para podermos "arriar a massa" tranquilamente, não é verdade? Mas quando não dá pra esperar, a gente acaba indo no local mais perto. Certo? Então... estamos diante da primeira consequência da pressa: uma tremenda "cagada"! Já quem é menos afoito (seja porque quer ou porque pode ser meticuloso) consegue fazer as mais incríveis façanhas. Este bordão "Quem tem tempo... caga longe!", um dos preferidos do meu irmão, é frequentemente utilizado por ele para ilustrar os "causos" de pessoas que conseguiram alcançar objetivos que custam muito tempo de dedicação. Também é ótimo para descrever a atividade dos "hobbystas" (com todo respeito, pois também tenho meus "hobbies"), afinal, o...

Teoria XVI - A difícil escolha entre cocô e bosta

Quem conheceu meu avô, Sr. Funico, conta que apesar de pouca instrução, era um sujeito muito sábio. Frequentemente era procurado por mais jovens, que buscavam aconselhamento sobre os mais diversos temas. Diz a lenda que quando dava seus conselhos, ele sempre aproveitava para emplacar um de seus brocardos, sendo que alguns chegavam a ser verdadeiras pérolas. Hoje falarei sobre um, que apesar de não ser o seu preferido, tem tudo a ver com o momento em que vivemos. Não é raro, diante da realidade fenomênica, termos apenas duas opções de escolha, seja em relação à um produto, um candidato nas eleições, um caminho a seguir... etc. Também não é raro, encontrarmos situações, que apesar de mais de uma opção, tudo não passa de "mais do mesmo". Melhor dizendo, nenhuma das alternativas é satisfatória. Ou todas são ruins, ou ainda que não inteiramente sofríveis, as escolhas sempre levarão a uma consequência indesejada. Nestas situações meu avô dizia: "Entre cocô e bosta, não...