Pular para o conteúdo principal

Teoria XII – Sincretismo ou confusão ideológica?


Tenho preferência por escrever teorias atemporais, mas temo que a presente possa ficar sem sentido num futuro próximo ou distante, quando as realidade fenomênica se destoar da atual.

Mas como não me manifestar diante de tantas injustiças? Me sinto no dever de me posicionar diante desta ditadura intelectual.

Ao revés do que todo mundo pensa, atualmente, quanto mais se lê, mais se emburrece. Claro que me refiro ao fenômeno da literatura descartável, que hodiernamente transformam livros medíocres em conteúdo em verdadeiros best sellers.

De outro lado, os livros didáticos e a literatura acadêmica está contaminada por uma mistura de ideologias tão discrepantes entre si, porém organizadas de forma a possuírem um sentido psicológico e consequentemente vender.

A “ressaca” do racionalismo (predominante até a segunda guerra mundial) está sendo tão forte, que até mesmo os mais inteligentes são seduzidos pela resposta imediata de uma verdadeira contracultura.

Esperava-se que o pensamento moderno fosse sincrético e simbiótico, mas o que se vê não passa de uma confusão ideológica e um crescente discurso socialista infiltrado na defesa do meio ambiente, das homilias e pregações religiosas, nas organizações sociais... etc.

Em vez de pensar, o “intelectual” moderno absorve um pensamento inspirado nos livros de autoajuda, como se tratasse da cura de todos os males.

Contudo, enquanto as pessoas de bem esperam um mundo melhor, os formadores de opinião, motivados exclusivamente em fortalecer seus próprios círculos, se infiltram e aumentam seu poder político, e consequentemente, o poder econômico.

Ainda pior, não são apenas carros, eletrônicos e toda a parafernália moderna que é descartável. Todo o pensamento moderno também o é. Sei lá se minhas teorias também não são?!

Discordo daqueles que defendem que vivemos uma “vida de gado”. O cidadão que não participa conscientemente destas conspirações, tem uma vida muito pior, afinal, gado tem dono. Tema que nos leva à próxima teoria.

Então... reflita bem sobre o conhecimento que está sendo disseminado pelos órgãos dominantes, pois estão todos contaminados por ideologias primitivas e cujo fim exclusivamente é atender a grupos específicos, em detrimento da maioria.

Vamos “digerir” melhor aquilo que lemos no dia a dia. Do contrário, continuaremos sendo manipulados.

Até mais.


Elvis Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros de leitura "obrigatória"! (apenas literários)

Todo mundo já viu/leu listas de livros "pra ler antes de morrer"... listas com 10, 20, 50, 100 e muito mais... Conversando com amigos cheguei a conclusão de que eu deveria fazer minha própria lista... serei modesto (ou não... hehehe) e vou começar apenas com 10 livros. E como qualquer lista, esta também está carregada com o subjetivismo de quem a fez... certamente você deve ter lido ótimos livros que não foram citados... e talvez não concorde com a ordem dos livros que vou indicar... mas o que importa é divulgar bons livros para incentivar a leitura. A propósito, colabore com a postagem e deixe sua própria lista nos comentários. Vamos lá: 01. Edgar Allan Poe* -> Qualquer coletânea de contos (encontre uma que tenha os contos "Berenice" e "Crimes da Rua Morgue") 02. George Orwell -> 1984 (há quem prefira "Revolução dos Bichos") 03. Fiódor Dostoiévski -> O Jogador (há quem prefira "Crime e Castigo" ou "Os Irmãos Karamazov...

Teoria VIII - Quem tem tempo... "caga" longe!

Uma das piores coisas, é quando vem aquela dor de barriga, e o banheiro mais próximo é público (e fedorento) e não há alternativa nenhuma a não ser utilizá-lo. O bom mesmo é escolher a "moita" com calma, que seja bem limpinha e escondida, para podermos "arriar a massa" tranquilamente, não é verdade? Mas quando não dá pra esperar, a gente acaba indo no local mais perto. Certo? Então... estamos diante da primeira consequência da pressa: uma tremenda "cagada"! Já quem é menos afoito (seja porque quer ou porque pode ser meticuloso) consegue fazer as mais incríveis façanhas. Este bordão "Quem tem tempo... caga longe!", um dos preferidos do meu irmão, é frequentemente utilizado por ele para ilustrar os "causos" de pessoas que conseguiram alcançar objetivos que custam muito tempo de dedicação. Também é ótimo para descrever a atividade dos "hobbystas" (com todo respeito, pois também tenho meus "hobbies"), afinal, o...

Teoria XVI - A difícil escolha entre cocô e bosta

Quem conheceu meu avô, Sr. Funico, conta que apesar de pouca instrução, era um sujeito muito sábio. Frequentemente era procurado por mais jovens, que buscavam aconselhamento sobre os mais diversos temas. Diz a lenda que quando dava seus conselhos, ele sempre aproveitava para emplacar um de seus brocardos, sendo que alguns chegavam a ser verdadeiras pérolas. Hoje falarei sobre um, que apesar de não ser o seu preferido, tem tudo a ver com o momento em que vivemos. Não é raro, diante da realidade fenomênica, termos apenas duas opções de escolha, seja em relação à um produto, um candidato nas eleições, um caminho a seguir... etc. Também não é raro, encontrarmos situações, que apesar de mais de uma opção, tudo não passa de "mais do mesmo". Melhor dizendo, nenhuma das alternativas é satisfatória. Ou todas são ruins, ou ainda que não inteiramente sofríveis, as escolhas sempre levarão a uma consequência indesejada. Nestas situações meu avô dizia: "Entre cocô e bosta, não...